quarta-feira, 8 de abril de 2009

Comparações

Nos últimos dias os Benfiquistas andam tristes e os blogues em geral falam todos no mesmo tema - o péssimo futebol praticado pela nossa equipa. Eu que tinha deixado um pouco o futebol de lado nos últimos tempos vi 3 jogos nos últimos dias, o Benfica-Sporting para a Taça da Liga, o Estrela-Benfica e o MU-Corruptos.
Devo referir desde já que a minha intenção neste blogue é falar do Benfica e não dos outros, mas hoje não resisto a fazer comparações com os outros. Devo também ressalvar que o facto de enaltecer os outros não significa que no Benfica esteja tudo mal e não apaga todos os meus posts anteriores sobre as ajudas da arbitragem, porque também ajuda muito uma equipa saber que quando falha ou precisa os árbitros estão lá para dar uma mãozinha.
Não querendo parecer o já anunciado candidato a Presidente do nosso Glorioso Bruno Carvalho(Novo Benfica), concordo bastante com as apreciações dele principalmente no que ao futebol diz respeito. O Benfica nos últimos anos anda ano após ano a construir novas equipas e a pedir tempo aos adeptos. Tempo para quê? No Benfica não há tempo, tem que ser imediato, e quando contratarem um treinador, ele tem que perceber isto, ou melhor até devia vir no contrato, ou campeão ou rua. Será que não é possível fazer uma equipa campeã em apenas uma época, no máximo dos máximos duas. Vejam o Mourinho, nos Corruptos com pouco dinheiro, no Chelsea com muito dinheiro. E o Veiga que em duas épocas foi campeão, ganhou a Supertaça e fez um brilharete na Liga dos Campeões. Ainda ontem ouvi que da equipa dos corruptos que há 5 anos jogou também com o MU apenas restava o Pedro Emanuel. Então em 5 anos os corruptos "destruíram" uma equipa campeã Europeia e já construíram outra que já vence campeonato atrás de campeonato e brilha na Europa. E o que fez o Benfica nestes 5 anos? Compramos toneladas de jogadores, muitos deles de fraca qualidade, enquanto que os de qualidade depois vão-se sem os devidos proveitos. Os exemplos do Léo que foi claramente empurrado para fora do clube, do Rodriguez que como infelizmente estamos a ver valia bem o preço que os corruptos pagaram, do Micolli que agora todos choram por ele e tinha vindo por uma bagatela que já tinha tido retorno pela quantidade de adeptos que um jogador assim "chama" para os estádios e por último do grande Petit são os mais frescos na memória, mas poderia ficar aqui toda a noite a escrever os péssimos negócios desta Direcção que ainda por cima está sempre a falar mal dos outros negócios feitos anteriormente. Muitos Benfiquistas que não gostam que se fale mal do nosso clube (eu também não, mas por vezes não há como fugir) devem estar a dizer: "E os corruptos não deixaram sair o Diego e o Luís Fabiano quase de graça e agora são muito cobiçados? E o Guarin? E o Bolatti? E o Benitez? Etc, Etc, Etc...
Todos os clubes fazem má contratações, mas existem duas diferenças entre os Corruptos e o nosso Benfica. 1º Eles ganham e nós não. 2º As grandes vendas deles compensam em muito as más contratações e as nossas não. Vendemos sempre mal, com preços baixos. O nosso melhor jogador dos últimos 10 anos (Simão) foi pessimamente vendido, sendo claramente um dos melhores no Atlético de Madrid. Os corruptos venderam defesas (Pepe, R. Carvalho e P. Ferreira) que valem sempre muito menos que jogadores mais ofensivos, por valores mais altos que nós o Simão.
O Ricardo Rocha foi quase de graça, o Petit também, o Miguel valia mais que o Paulo Ferreira e saiu em guerra por valores irrisórios. E o Manuel Fernandes? E o Tiago? E o Maniche? Reparem bem que muitos destes jogadores saíram em guerra com esta direcção, será normal? Até nas modalidades amadoras os técnicos(Donner, Aranha) saem em guerra com esta direcção, será normal? Algo tem que mudar e não podem ser sempre os mesmos, porque o prejudicado é sempre o BENFICA.
Ainda ontem quando via o MU-Corruptos, pensava, o Helton é bom GR, mas é muito inconstante e dá grandes frangos, tanto o Moreira como o Quim não ficam nada atrás. O que acontece é que a falta de estabilidade do clube começa logo por aí. As mudanças começaram com Trapattoni, depois veio Koeman e nova mudança, não gostando de Quim ainda tivemos a novela Moretto. Depois com Fernando Santos alguma estabilidade e a melhor época de Quim. Por fim temos Quique que ainda não parou de brincar com a confiança dos GR quer através dos comentários quer mudando de GR como quem muda de camisa.
Passando para a defesa, vi um Sapunaru que no inicio da época era péssimo, e definitivamente não é nada de especial, mas aí está, já tem raça e parecia que já tinha feito muitos jogos em ambientes daqueles. Comparando com o nosso Maxi, sinceramente fica muito atrás, mas aí fica mais um caso de má gestão do plantel. Se Maxi lesiona-se quem ia fazer aquele lugar? Miguel Vitor e passaríamos a jogar com 4 centrais, não é normal.
Continuando com os centrais, Rolando é normal e Bruno Alves muito fogo de vista, é só cacetada, mas não tenhamos dúvidas que principalmente Bruno Alves segue o exemplo dos centrais portistas dos últimos anos(Geraldão, Fernando Couto e Jorge Costa), raça e dureza. Penso que estamos muito bem servidos de centrais, mas o Sidnei estranhamente de grande revelação passou para não convocado e o David Luiz está com dificuldades em dar o salto, parece que não vai ser o grande central que todos queremos, talvez por estar a jogar a defesa esquerdo. Que central já não seria David Luiz ao lado do Bruno Alves?
O lado esquerdo da defesa mostra-nos um excelente exemplo de uma boa gestão do plantel. Dadas as dificuldades com os jogadores contratados no inicio da época para aquela posição, os corruptos não perderam tempo e foram buscar quase de graça um bom jogador que resolveu uma das grandes debilidades da equipa, pelo contrário o que fizeram na nossa equipa, deixaram ir de graça o melhor lateral esquerdo do Benfica dos últimos 10 anos e não foram buscar nenhum de qualidade equivalente, adaptando um central.
No meio campo e depois da polémica saída de Paulo Assunção todos ficamos a esfregar as mãos, principalmente depois de vermos as exibições da grande contratação Guarin. A verdade é que outro jogador banal e que custou 400 mil euros chamado Fernando dá nas vistas depois de uma época emprestado ao Estrela. No nosso Benfica as coisas funcionam ao contrário, o grande Yebda do inicio da época é agora um jogador muito apagado que corre pouco, apenas se salvando Katsouranis que é um grande jogador, mas nos corruptos já teria interessados em dar 25 milhões e no Benfica vai acabar por ser vendido por 8 milhões.
O resto da equipa dos corruptos é de qualidade sendo o caso do Lisandro um bom exemplo de paciência e o de Hulk de uma boa equipa de olheiros. Outro caso flagrante de boa gestão, é o Mariano que é um jogador normal que joga pouco, mas está sendo precioso nos últimos jogos. Aliás nos últimos anos no fim da época aparece sempre um jogador que não era ou é habitual titular a resolver jogos, como está a ser o caso do Mariano este ano, foi o Farias o ano passado e o Adriano no anterior. No Benfica os que merecem uma nova oportunidade deixam sempre muito a desejar porque não apresentam ritmo de jogo.
Só para terminar deixo esta no ar, quantos golos já não teria marcado Cardozo nos Corruptos?

Sem comentários: